Foi inaugurado na última sexta-feira, dia 10 de junho, o Centro Integrado de Comando e Controle de Patos (CICC), que reúne as Forças de Segurança do sertão, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e a Polícia Civil, onde irão atuar de forma integrada no combate à criminalidade e na manutenção da segurança pública na região metropolitana de Patos.
O centro conta com tecnologia avançada para auxiliar nas ações das equipes de segurança do sertão, com o apoio de câmeras de vigilância espalhadas pelas cidades e reúne dados e informações que podem colaborar com o trabalho das polícias. O prédio conta ainda com salas de Inteligência, informação, armas e coordenação.
A reportagem da TV Contexto conversou com o coordenador do Centro Integrado de Comando e Controle de Patos, o tenente-coronel Jurandy Pereira Monteiro, que assumiu a gestão do CICC. Ele explicou melhor as funções do órgão e qual a sua importância para a segurança na região sertaneja.

“O primeiro centro inaugurado foi justamente o de Patos. Ele vai coordenar todas as operações de segurança no sertão do estado, totalizando uma área com 88 municípios, seis batalhões e uma população estimada em quase um milhão de habitantes. É bastante importante porque vai propiciar, através da alta tecnologia, vídeo-monitoramento, teleatendimento, rádio, para que as Forças de Segurança, que vão trabalhar no mesmo ambiente, possam atuar de maneira integrada, proporcionando um serviço mais rápido, com mais informações. A vantagem é que teremos um pessoal mais qualificado, trabalhando com alta tecnologia, rádios de ponta, sistema informatizado, vídeos e informações. Esse serviço que está sendo colocado à disposição dos órgãos de segurança vai possibilitar que os gestores possam decidir de forma eficaz, mais rápida, e com maior qualidade do que era antes. E para o cidadão, vai receber um serviço de maior qualidade”, assegurou Jurandy Pereira.
Ouça a entrevista na íntegra abaixo:
Junior Macena | TV Contexto