Prefeitura de Patos vai realizar pesquisa para mensurar resultados do São João 2022 para economia local

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

O São João de Patos é um evento que se torna maior a cada ano. Pela sua dimensão, gera uma grande movimentação na economia, através da renda extra, empregos temporários, tudo por conta do fluxo maior de pessoas que é registrado na cidade. Na prática, esses dados só podem ser alcançados com precisão por meio de pesquisas e estudos completos, que auxiliam a gestão municipal a analisar os resultados reais do evento.

A reportagem da TV Contexto conversou com a secretária de Desenvolvimento Econômico de Patos, Mila Nóbrega, e com a professora e economista Roberta Trindade, que falaram sobre a temática.

De acordo com a secretária Mila Nóbrega, a pasta não tem como oferecer uma estimativa do retorno econômico do São João de Patos 2022, uma vez que o evento foi realizado pela última vez em 2018.  Segundo ela, a ideia é convocar especialistas para realizar a mensuração dos resultados do evento para a economia local.

“Nós não temos como nos basear, pois sabemos que a inflação cresceu muito e tivemos três anos sem festa. Mas estamos nos preparando para fazer uma pesquisa, após o São João, para realmente sabermos nos basear e fazer parâmetro do retorno. Segundo estatísticas feitas pela equipe de economia da gestão em 2018, havia cerca de R$ 10 milhões a serem injetados na economia local naquele ano no período junino. Mas não temos dados concretos. Precisamos fazer uma pesquisa. Nós não temos mais o curso de Economia em Patos, que era responsável por realizar esta pesquisa, para podermos divulgar esses dados”, falou a secretária.

Segundo dados da gestão municipal em 2018, a equipe de Gestão e Economia de Patos esperava receber em seis dias de evento cerca de 500 mil pessoas, entre turistas, profissionais e a população em geral. Ou seja, a média naquele ano era de 80 mil pessoas por dia no São João. A economia hoje tem novos aspectos e estes precisam ser considerados para o cálculo desta pesquisa.

Ouça o comentário da secretária Mila Nóbrega na íntegra abaixo:

 

A reportagem da TV Contexto também conversou com a professora e economista Roberta Trindade sobre este aspecto do São João de Patos. A especialista falou que já havia feito uma pesquisa para mensurar os resultados do evento, mas isso foi há cerca de dez anos.

“Nós fizemos uma pesquisa anteriormente, quando o São João acontecia e nós atestávamos uma movimentação de, no mínimo, 30% em termos percentuais, porque na realidade as empresas não têm o costume de falar na quantidade de dinheiro, no valor nominal, mas percentualmente uma alteração considerável na movimentação econômica da cidade. Os turistas vêm, visitam ambientes e pontos turísticos de nossa cidade e da região, e isso promove a imagem da cidade, no ano seguinte as pessoas querem voltar. Esse evento também é importante para a geração de renda, empregos temporários, a movimentação financeira dos negócios e o aumento do faturamento”, analisou a economista.

Ouça o comentário da economista Roberta Trindade na íntegra abaixo:

VÍDEO

Roberta Trindade explicou como é feita essa pesquisa, que oferece um panorama de retorno econômico para a cidade de Patos e pode ser utilizada como base para melhorar o planejamento do evento nos anos seguintes, assim como melhor distribuir os recursos para um retorno ainda maior.

Assista ao vídeo abaixo:

Junior Macena | tvcontexto.com.br

VeJA TAMBÉM

Economia

Apesar dos quatro meses de crescimento, a indústria ainda não conseguiu repor a perda de 1,9% de janeiro, e segue em recuperação

5 de julho de 2022

Sem fiscalização

Ao contrário do que fazem quando trata-se de aumento, maioria das intermediárias está evitando reduzir o valor de combustíveis na Paraíba, apontou o Sindipetro-PB

5 de julho de 2022

Por Flávio Franklin

"Apesar de ser apenas projeções no campo econômico, uma coisa é certa: ano de copa é tempo de euforia, e junto dela vem o aumento de consumo"

4 de julho de 2022

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com