Foi anunciado pelo Estado da Paraíba, a abertura do edital para o concurso público para a Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. Serão ofertadas 1.100 vagas.
Serão 900 vagas para a Polícia Militar, sendo 810 para homens e 90 para mulheres, e para o Corpo de Bombeiros, 180 para homens e 20 para mulheres. Cerca de 20% das vagas são para pessoas declaradas negras, conforme assegura a Lei Estadual nº 12.169/2021.
As vagas são destinadas para as quatro regionais do Estado, que tem sede em João Pessoa, Campina Grande, Patos e Guarabira. Ao optar por uma das sedes, o candidato optará por prestar serviço em unidades que são abrangidas por aquele regional.
O concurso é de nível médio e tem remuneração inicial de R$ 4.206,87, que pode ter adicionais através de plantão extra remunerado e gratificações específicas de funções.
As inscrições começam na próxima terça-feira (1º) e vão até o dia 30 de agosto, no site www.ibfc.org.br . A taxa cobrada é de 120 reais
Requisitos
Alguns dos requisitos exigidos são: altura mínima de 1,60 m para o sexo masculino e 1,55 m para o sexo feminino; completar no mínimo 18 anos e no máximo 32 anos no ano da matrícula no curso de formação; não ter antecedentes criminais ou policiais e outros requisitos que estão descritos no item 4 do edital. A organização orienta para que o candidato fique atento aos detalhes que estão no edital.
Isenção
Podem pedir isenção da taxa os doadores de sangue, de plasma sanguíneo, de medula, transplantados e doadores que pertençam a família inscrita no CadÚnico e doadoras de leite materno, desde que atendidos os requisitos descritos no item 6 do edital. O prazo para pedir isenção é de 1º a 3 de agosto.
Sobre as provas
A prova será no dia 29 de outubro, com 80 questões objetivas de múltipla escolha e uma redação. Os assuntos cobrados são língua portuguesa, raciocínio lógico, geografia e história da Paraíba, língua estrangeira (inglês ou espanhol), noções de informática e noções de direito e sociologia.
O concurso tem 4 fases: o exame intelectual, que são as provas objetiva e discursiva; o exame psicológico; o exame de saúde e o exame de aptidão física, que apesar de ser a última fase, a orientação é que os candidatos já comecem a se preparar desde agora. São exercícios em barra fixa, abdominal, corrida de 100 metros, corrida de 2.400 metros, salto em altura ou natação – a depender se é pra PM ou bombeiro.
Lembrando que só faz a fase seguinte quem passar na fase anterior.
Ray Santana | TV Contexto